top of page

Coronavírus: Superando a Crise

  • Foto do escritor: JP Sousa
    JP Sousa
  • 20 de mar. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 25 de mar. de 2020




ree

A esta altura do campeonato, acho justo dizer que todo mundo está informado sobre o coronavírus, especialmente no que diz respeito aos perigos para a saúde e como se proteger. Num próximo post vou falar sobre o impacto na economia mundial, fator tão importante quanto à saúde, pois uma depressão global pode também matar muita gente... de fome!


Até agora o melhor vídeo que vi sobre o assunto segue abaixo. É bem completo, e produzido por especialistas. Está em inglês, mas você pode acionar as legendas em português clicando na engrenagem no canto inferior direito do vídeo, clique em “Subtitles” e “Portuguese (Brazilian).”



O Que É


Antes de mais nada, 'coronavírus' não é u, vírus específico, mas sim uma categoria. 'corona' significa 'coroa', devido ao seu formato parecer uma coroa. Outros surtos em anos passados também foram causados por outros tipos de 'coronavírus.' A pandemia atual foi causada por um tipo específico de coronavírus, o SARS-CoV-2, que provoca a doença batizada de COVID-19. Veja sumário no site do CDC (Center for Disease Control and Prevention).


Ao contrário do que muita gente diz por aí, o coronavírus é um vírus muito mais contagioso do que o resfriado comum ou a gripe. É transmitido pelo toque numa pessoa ou superfície contaminada, ou por gotículas provenientes de um espirro ou tosse de um doente.


O vírus entra no seu sistema uma vez que, transmitido (mais frequentemente) para suas mãos, você toca seu rosto (olhos, nariz ou boca). Daí para frente, em alguns dias o vírus viaja pelas vias respiratórias e atinge seus pulmões. E é aí que a coisa começa a aparecer.


Ou seja, você pode estar infectado e não sabe!


Outra informação importante é quanto tempo o vírus "sobrevive" (vírus não tem vida) nas superfícies com as quais interagimos no dia-a-dia. Por exemplo, plástico e aço são "amigos" do vírus, que pode ficar ativo por até 72 horas nessas superfícies. Veja mais detalhes aqui.


Ainda não existe uma vacina utilizável em larga escala para prevenir a doença, mas alguns países já anunciaram testes experimentais. No entanto, não se fala realisticamente numa vacina "real" antes de um ano.


Existem algumas drogas sendo utilizadas no tratamento. Mais recentemente foi anunciada uma droga, a cloroquina, utilizada no tratamento da malária, com potencial eficiência contra o COVID-19. Mas assim como outras drogas, ainda não há aprovação da Anvisa ou do FDA, mas o FDA permite o uso discricionário no caso de não haver outras opções de tratamento ('compassionate use').


Na maioria dos casos a recuperação é possível. O próprio sistema imunológico trata de acabar com o vírus. Mas há casos, especialmente em pessoas mais velhas ou com doenças que enfraquecem o sistema imunológico, que podem ser críticos ou até mesmo fatais.


O Que Fazer


Tá, isso tudo você provavelmente já está careca de ouvir! Mas sempre é bom reforçar principalmente as medidas preventivas.


  1. FIQUE EM CASA! Exceto para comprar alimentos ou remédios, ou transportar alguém que necessita de cuidados médicos, fique em casa! Se ninguém na sua casa estiver infectado, a probabilidade de contágio é muito baixa!

  2. LAVE AS MÃOS EXAGERADAMENTE Lave bem as mãos (com sabão, 20 segundos no mínimo) várias vezes ao dia, mesmo estando em casa. Lave sempre que sair ou voltar para casa. Exagere mesmo!

  3. NÃO TOQUE SEU ROSTO Essa é meio difícil, reconheço. Mas procure não tocar diretamente olhos, nariz ou boca. Use um lenço de papel novo se precisar coçar ou tocar por outra razão.

  4. USE SUA MÃO NÃO-DOMINANTE Principalmente na rua, use sua mão esquerda (para destros) ou direita (para canhotos) para pegar coisas, abrir portas etc. Seu reflexo de tocar o rosto automaticamente quase sempre vai acionar sua mão dominante. Parece bobagem, mas funciona!

  5. FIQUE CALMO—INFORME-SE A informação certa é fundamental. Informe-se sobre as medidas de prevenção, locais de atendimento médico, evolução da pandemia, situação na sua cidade etc. Não entre em pânico. Não adianta sair comprando todos os rolos de papel higiênico, luvas e máscaras que encontrar. Aliás, luvas e máscaras podem lhe dar uma falsa sensação de segurança! Atenção! Certos tipos de máscaras não protegem, outros tipos só devem ser usados por pessoas infectadas para evitar transmissão. Luvas também se contaminam se você tocar uma superfície infectada. Atenção.

  6. USE A TECNOLOGIA Quase tudo hoje em dia pode ser feito remotamente, desde sua casa. Reuniões de trabalho, vídeo conferências com família e amigos, compras online etc. Além disso vários provedores de internet estão oferecendo serviços grátis. Informe-se sobre o que está disponível na sua área.


E lembre-se, estas são apenas dicas de uma pessoa como você. Se tiver qualquer dúvida ou sintoma, procure um médico!


Tendo paciência, mantendo a cabeça fria, e sendo ultra rígido com as medidas de prevenção e tratamento, vamos superar esta crise.



V1.1 03252020

Comentários


bottom of page