top of page

Fevereiro de 2020: A Maior Queda da Bolsa Desde a Crise de 2008

  • Foto do escritor: JP Sousa
    JP Sousa
  • 2 de mar. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 25 de mar. de 2020



ree

Se você não vive em outro planeta, com certeza está a par da influência do corona vírus no mercado financeiro. Até aí, já era esperado.


Mas o que surpreende é a velocidade com que o mercado caiu. Parte é por pânico mesmo, mas parte é devida ao impacto real que as restrições impostas por governos e corporações para conter o corona vírus está causando nas atividades econômicas: produção, logística e consumo.


Perdeu ou ganhou?


O cenário para quem está “comprado,” ou seja, possui grande parte de seu dinheiro em ações na bolsa de valores, e não implementou nenhuma estratégia de proteção, é bem preocupante, para não dizer desesperador. Imagine você perdendo 12% do seu dinheiro em uma semana! Se você tivesse uma poupança de $10.000, agora só teria $8.800 na conta—$1.200 viraram pó!


O fundo do poço


E a situação ainda está longe de resolvida—podem ainda, e muito provavelmente irão, ocorrer mais perdas. E onde é o fundo do poço? É a pergunta de um milhão de dólares (ou mais!). Se você tem dinheiro em ações, deve segurar e esperar o mercado se recuperar, ou deve vender tudo e “engolir” as perdas, para não perder ainda mais? E se você sair do mercado e no dia seguinte tudo começa a subir de novo? Dói né?


A lição de casa


Esse é o grande dilema de quem assume muitos riscos em seus investimentos. Não estou aqui dizendo que não se deve colocar dinheiro em ações, longe disso. Na verdade, a bolsa de valores é um dos investimento que, no longo prazo, mais dá retorno ao investidor. O que estou defendendo aqui é:


  1. Diversifique—É o velho “não coloque todos os seus ovos numa cesta só”. Busque equilibrar investimentos de maior risco e maior retorno com outros de menor retorno, mas com maior garantia de sucesso.

  2. Proteja-se—Coloque parte de seu dinheiro em produtos e estratégias mais imunes a perdas. Existem produtos que garantem um nível de ganho, e protegem totalmente contra uma queda do mercado.

  3. Informe-se—O mercado financeiro é complexo, oferece produtos e serviços muitas vezes difíceis de entender. Isso quando você nem sabe que determinado produto existe, e que poderia se encaixar perfeitamente no seu perfil de risco, nível de renda e objetivo financeiro.


Mas será possível, num mercado em queda livre, você não perder nem um centavo com a queda? A resposta é SIM. Vamos conversar sobre isso num próximo post.


V1.01

Comentários


bottom of page